A IA não é mais apenas uma palavra da moda - é uma ferramenta prática que está transformando a forma como as equipes de RP realizam seu trabalho. Se você trabalha com comunicação, relações com a mídia...
Não é segredo que a inteligência artificial (IA) está deixando sua marca em praticamente todos os setores, e as relações públicas estão bem no meio dessa transformação. O que poderia ter começado como...
Quem trabalha com comunicação publicitária sabe: às vezes o briefing chega, a ideia flui, o roteiro roda bonito e o comercial vai pro ar. Mas quando o cliente é uma casa de apostas, a conversa muda. Literalmente...
É fato que a sua organização enfrentará crises de comunicação - não importa o tamanho, o tipo ou a missão da sua organização. De desastres naturais à opinião pública nas mídias sociais, há fatores que...
Implementação de um programa de medição de mídia pode ser uma tarefa intimidadora para muitos profissionais de RP. Afinal de contas, muitas pessoas em nosso setor adotaram a carreira de RP devido à paixão...
Como qualquer profissional de comunicação pode atestar, moldar a narrativa de mídia de uma marca, campanha ou organização tem se tornado cada vez mais difícil. O cenário da mídia é vasto, profundo e permeia nossas vidas por meio da televisão, da mídia impressa, da Internet e até mesmo da arte e das experiências. O grande volume de dados a ser analisado - estimado em 180 zetabytes até 2025 - é alucinante. Além disso, o conteúdo da mídia de massa, especificamente, é continuamente ameaçado pelo fenômeno das "Fake News". Considere esses fatos e não é de se admirar que o monitoramento da mídia para menções à marca, sentimento do cliente e riscos à reputação não seja uma tarefa fácil.
A inteligência de mídia é um antídoto para ajudar as empresas a proteger sua reputação e controlar suas histórias. É uma maneira de vasculhar a sujeira e entender como uma marca, organização ou campanha está situada no cenário da mídia e é percebida pelo público. Trata-se de ir mais fundo para saber o que os dados significam e como aproveitá-los no futuro. Trata-se de transformar dados e observações em percepções acionáveis.
Portanto, quando se trata de entender profundamente o impacto das mensagens de mídia, é importante ir além do simples monitoramento de mídia e adotar uma mentalidade que prioriza os dados. A análise de dados aprimora a inteligência de mídia ao adicionar um contexto importante aos resultados de mídia de uma marca, organização ou campanha, oferecendo insights poderosos e acionáveis que orientarão a estratégia de comunicação futura. Isso pode até ajudar os profissionais de comunicação a descobrir tendências e aproveitar as oportunidades para impulsionar seus negócios. Em outras palavras, a inteligência de mídia pode orientar as decisões de comunicação que informam ou afetam as decisões comerciais futuras.
A inteligência de mídia começa com a realização de todas as perguntas possíveis para garantir que os dados coletados levem aos insights corretos. Essa é a base para a criação de inteligência de mídia sobre uma marca, organização, campanha - ou até mesmo sobre pessoas, concorrentes, tendências do setor e vendedores ou fornecedores terceirizados. Pense nas seguintes perguntas para ajudar a orientar sua abordagem de coleta de dados:
A partir desse ponto, você pode começar a extrair e monitorar o conteúdo bruto da mídia. Uma ferramenta de exploração e monitoramento de mídia, como o Nexis Newsdesk®, pode capturar de forma abrangente as menções na mídia a partir de dados confiáveis e conteúdo licenciado de veículos de mídia aprovados. A maioria das ferramentas de exploração e monitoramento de mídia também oferece suporte especializado para complementar as pesquisas automatizadas em andamento.
O levantamento dos dados coletados é a próxima etapa na criação de uma sólida inteligência de mídia. A maioria das plataformas de monitoramento de mídia, incluindo o Nexis Newsdesk, fornece análise integrada de métricas básicas, como cobertura de mídia, influência, localização e sentimento.
Mas métricas avançadas de sucesso - pense em mensagens-chave, proeminência de citações, setores cobertos por suas menções, assunto da notícia, símbolos de ações e pessoas, personalidades, empresas e organizações mencionadas juntamente com a sua - levarão sua análise de dados para um outro patamar. Para relatar com precisão essas medições mais significativas, talvez seja necessário aplicar o toque humano aos seus resultados. Embora possa ser demorado, o elemento humano permite uma avaliação mais minuciosa do tema (considerando o contexto, além do sentimento geral), mensagens corporativas estratégicas (interpretação do significado) e pode eliminar o excesso de ruído (avaliando as nuances) de uma forma que a IA não consegue.
Dica importante: Se a(s) sua(s) ferramenta(s) de monitoramento de mídia não oferecer(em) uma análise mais profunda ou se você estiver com poucos recursos para analisar os dados por conta própria, nossa equipe de especialistas em Pesquisa e Análise de Inteligência de Mídia pode ajudar. Seus relatórios analíticos personalizados compilam e analisam dados de desempenho automatizados do Nexis Newsdesk® e/ou do Nexis® Social Media Analytics com base em suas especificações e necessidades individuais. A equipe também pode resumir artigos que não estejam em inglês e preparar resumos detalhados do conteúdo. Os Relatórios Analíticos Personalizados fornecem uma visão sólida do desempenho de sua marca que pode ser facilmente compartilhada com toda a organização e até mesmo com as partes interessadas.
Depois de coletar, mesurar e analisar objetivamente os dados de mídia sobre sua marca, organização ou campanha, é hora de começar a entendê-los. É nesse momento que geralmente surgem insights poderosos sobre a reputação e o resultado final de sua marca. Aqui estão três análises comuns a serem consideradas:
Juntas, essas três etapas resultam em uma valiosa inteligência de mídia que traça um panorama mais preciso do cenário da mídia e pode ajudar os profissionais de comunicação a descobrir tendências e aproveitar as oportunidades para impulsionar seus negócios.
A inteligência de mídia não termina com uma análise perspicaz do desempenho da marca, da concorrência e do setor; ela termina com recomendações para melhorar no futuro. Use a inteligência de mídia obtida por meio de sua análise para ajustar as táticas e, se necessário, tentar uma nova abordagem. Você pode considerar tomar as seguintes medidas para fortalecer a saúde de sua marca, campanha ou organização:
Para desenvolver uma inteligência de mídia poderosa, é necessário lançar uma ampla rede de coleta de dados, rastrear a pegada digital da sua marca, acompanhar as mídias sociais, colaborar entre os departamentos da empresa (por exemplo, com pesquisa de mercado), monitorar a mídia em tempo real, fazer consultas criativas de palavras-chave e documentar todas as descobertas. O Nexis® Media Intelligence fornece um modelo a ser seguido para fazer exatamente isso em sua marca, organização ou campanha.
As empresas líderes de mercado usam o Nexis Newsdesk e o Social Analytics para monitoramento de mídia, inteligência competitiva, pesquisa de mercado e compartilhamento de notícias para toda a empresa.
Com as soluções adequadas de Inteligência de Mídia disponíveis da Nexis Solutions, você pode usar análises para tomar decisões estratégicas baseadas em dados e veja o que realmente está sendo dito sobre sua marca.
Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193