Use esse botão para alterar entre dark mode e light mode

Cinco Dicas Para Detectar Fake News

Embora as "Fake News" sempre tenham existido, o termo ganhou popularidade a partir das eleições de 2016. Em meados de 2016, um analista do Buzzfeed descobriu que as principais publicações contendo "Fake News" sobre a campanha presidencial dos EUA receberam mais engajamento no Facebook do que as publicações dos principais meios de comunicação, o que causou uma ameaça à cobertura séria da mídia devido à saturação excessiva dessas publicações falsificadas. 

Esse mesmo analista acabou descobrindo várias histórias inventadas originárias de uma pequena cidade na Macedônia, onde as pessoas estavam ganhando dinheiro por meio do Facebook anunciando sites de Fake News. Foram encontrados mais de 100 sites pró-Donald Trump originários da pequena cidade de Veles. De acordo com a BBC, o que foi descoberto foi "um matrimônio único entre algoritmos de mídia social, sistemas de divulgação, pessoas preparadas para inventar coisas para ganhar dinheiro fácil e uma eleição que tomou conta de uma nação e de grande parte do mundo". 

Agora, com a proliferação de conteúdo criado por IA, incluindo a introdução de "Deep Fakes", pode ser ainda mais difícil distinguir fato de ficção. 

Ao entrarmos em outro ano eleitoral, é mais importante do que nunca ter certeza de que estamos recebendo notícias em que podemos confiar. Com esse tipo de saturação excessiva e falta de confiança, como identificar notícias falsas e não confundi-las com fatos? Aqui estão cinco dicas para garantir que sua cobertura de notícias seja confiável e as soluções de Inteligência de Mídia da Nexis Solutions podem te ajudar. 

Dica 1: Conheça suas fontes 

Embora as pesquisas mostrem que a maioria das fontes de notícias tem vieses inerentes, a maioria tenta pelo menos monitorar e gerenciar esses vieses, mas outras os adotam completamente. Esse é um sinal revelador de que as notícias não são confiáveis. Um dos pilares do jornalismo é a equidade e a imparcialidade. Se uma fonte de notícias estiver declarando abertamente uma opinião em uma manchete ou parágrafo de abertura, ela não é uma fonte confiável. A ressalva a isso são os artigos de opinião ou editoriais, mas esses, na maioria dos casos, terão uma isenção de responsabilidade informando que o artigo contém opiniões do redator e não da publicação. 

Além disso, há vários sites que publicam notícias satíricas, como o The Onion, em que o conteúdo não deve ser tomado como fato. O The Onion, por exemplo, identifica-se como uma notícia satírica que cobre eventos reais e fictícios e parodia o tom e o formato das organizações de notícias tradicionais, até mesmo modelando sua voz de acordo com a respeitada Associated Press. Se você não tiver certeza, verifique a página "Sobre nós" para ver como a organização de notícias se descreve. Se não conseguir encontrar nada sobre sua fonte, esse é um grande sinal de alerta. 

A IA de geração complica ainda mais a questão, pois muitas plataformas de IA não incluem fontes em seus sumários. Isso significa que é sua responsabilidade verificar os fatos do conteúdo gerado pela IA para garantir que você não esteja compartilhando mais informações erradas. 

Dica 2: Quando foi publicado? 

Os sites de notícias falsas costumam criar links para sites de notícias reais para justificar suas afirmações, mas essas páginas podem ser de meses ou até anos anteriores, perdendo completamente o contexto da situação atual. 

Lembre-se de que o fato de uma fonte de notícias legítima em que você confia ser citada na postagem ou no artigo do blog não significa que essa postagem ou artigo seja legítimo. Verifique a fonte citada. Uma maneira de verificar é encontrar o artigo original. Por exemplo,as nossas soluções de Inteligência de Mídia, têm fontes arquivadas que datam de décadas atrás, portanto, mesmo que eles estejam extraindo um artigo mais antigo, você pode encontrá-lo! 

Dica 3: Leia além do título 

Não é incomum que até mesmo as organizações de notícias mais sofisticadas usem manchetes chamativas ou que chamem a atenção para obter mais cliques. As manchetes nunca têm o objetivo de contar toda a história; em vez disso, elas têm o objetivo de dar pistas ao público sobre os tópicos, caso ele decida se aprofundar mais. Mas para saber se a manchete é uma mentira ou legítima, é importante clicar no artigo e ver por si mesmo. 

Depois de clicar na matéria, certifique-se de que ela tenha sido verificada por meio de dados, estatísticas ou citações. Se tiver sido, pergunte a si mesmo quem está fornecendo esses dados. Os sites de notícias falsas geralmente inventam dados e citações falsos para apoiar suas afirmações, atribuindo "fatos" a uma organização inexistente ou simplesmente não atribuindo nada. Os verdadeiros jornalistas sempre citam suas fontes. 

Dica 4: Verifique as informações 

Talvez uma das maneiras mais fáceis de saber se algo é uma notícia falsa ou não é simplesmente encontrar outra fonte conhecida em que você confia e que esteja informando sobre o mesmo tópico. Se um artigo retrata algo como inovador ou que mudou o mundo, mas você não vê o mesmo tópico publicado por outra fonte de notícias confiável, é provável que não seja real. Pode ser que o autor esteja publicando rumores ou informações não verificadas de fontes desconhecidas e, se esse for o caso, é claro que isso deve ser visto com muita desconfiança. 

O ciclo de notícias ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto, notícias reais serão publicadas por fontes reais e confiáveis. 

Dica 5: Está bem escrito? 

O estilo geral de redação de um artigo muitas vezes pode fornecer pistas sobre a confiabilidade de uma fonte de notícias. A gramática ruim, a ortografia incorreta e até mesmo a linguagem geral podem dizer aos leitores muito sobre quem está divulgando as informações. 

Os jornalistas são profissionais treinados que, na maioria dos casos, fizeram cursos de nível universitário sobre como fazer seu trabalho corretamente, assim como qualquer outra profissão. Embora um erro possa ocorrer de vez em quando, as principais organizações de notícias também submetem seu conteúdo a um processo de verificação de editores e revisores de texto antes da publicação do conteúdo. Fontes de notícias legítimas também anunciam e corrigem seus erros substanciais. 

Conselho: Pesquise nas fontes em que você confia 

Confiar nos principais sites de busca ou nas mídias sociais é muitas vezes a forma como as pessoas são coagidas a confiar em "Fake News". Monitore o que está sendo dito sobre sua empresa, marca e concorrentes para uma análise abrangente do sentimento de mídia. As empresas líderes usam o Nexis Newsdesk Tm e o Social Analytics para monitoramento de mídia, inteligência competitiva, pesquisa de mercado e compartilhamento de notícias para toda a empresa. 

Com as soluções adequadas de Inteligência de Mídia disponíveis da Nexis Solutions, você pode usar análises para tomar decisões estratégicas baseadas em dados e veja o que realmente está sendo dito sobre sua marca.

Entrar em contato

Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193