Use esse botão para alterar entre dark mode e light mode

Pesquisa Booleana para Iniciantes

Uma das melhores características do Nexis NewsdeskTm é o recurso de Simple Search (Pesquisa Simples), que fornece inteligência rápida sobre empresas, pessoas e outros tópicos que você precisa monitorar. Mas, em certas ocasiões, você precisa se aprofundar mais para obter resultados mais específicos.

É nesse momento que a Boolean Search (Pesquisa Booleana) se torna útil. Pode parecer assustadora no início, a começar pelo seu nome estranho, mas não se deixe intimidar! Os fundamentos da pesquisa booleana são, na verdade, realmente fáceis de entender e usar – dando ainda mais poder aos seus recursos de inteligência de mídia.

Sobre o nome estranho...


A Pesquisa Booleana, termo usado para buscas em bacos de dados de todos os tipos, recebe o nome de George Boole, um matemático inglês, muito inteligente, do século 19 – tão inteligente, na verdade, que escreveu um livro chamado “As Leis do Pensamento”. Coisa de intelectual. Ele também criou um tipo de lógica em que todas as variáveis de determinada característica são “sim” ou “não”, ou “verdadeiro” e “falso”. Isso lançou as bases do que seria a lógica por trás da revolução dos computadores e da era da informação. Nossos agradecimentos, George!

Uma forma de pensar a Pesquisa Booleana


Agora, esqueça toda a matemática e a lógica, por enquanto, e, ao invés disso, pense a Pesquisa Booleana como uma forma de você eliminar tudo o que você não quer em sua pesquisa – com o objetivo de obter exatamente o que você quer.

Imagine-se parado em frente a um enorme campo de flores selvagens, de praticamente todos os tipos de combinações e cores imagináveis. Agora, imagine que houvesse uma maneira de identificar somente as flores vermelhas e amarelas, por exemplo. Ou flores que possuem mais de 25 centímetros de altura, têm caules e são azuis ou amarelas, mas não as duas.

Esse é o tipo de especificação que o método booleano trará para sua pesquisa no Newsdesk.

As cinco chaves para o Universo Booleano


A pesquisa básica do método booleano está fundamentada em cinco termos e símbolos. É isso, apenas cinco. Quando um ou mais deles são adicionados ao seu termo de busca, você traz a lógica daquele brilhante matemático, Boole, para tornar sua pesquisa mais precisa. Além disso, dentro de termo de busca, você pode usar esses cinco elementos à vontade! Isso vai acrescentar cada vez mais camadas de especificações e, portanto, precisão à sua busca.

Aqui estão as cinco:

E (AND): Quando você inclui um ou mais “Es” no seu termo de busca, dentro do Newsdesk, você receberá um número menos de resultados. Inicialmente, isso pode parecer nada intuitivo, porque geralmente nós pensamos no “E” como acréscimo e não como subtração (por exemplo, “Gosto de creme e açúcar no meu café”). No entanto, quando você utiliza “E” em sua busca, você está pedindo que ela retorne da base de dados do Newsdesk apenas os resultados que incluam ambos os temos. Por exemplo, você pode querer os conteúdos que mencionem seu CEO e um concorrente específico dele, sem desejar quaisquer resultados que mencionem apenas um, mas não o outro.

OU (OR): Usar “OU” em sua busca amplia sua pesquisa para obter mais resultados. Novamente pode parecer pouco intuitivo, já que estamos acostumados a pensar no “OU” como uma maneira de estreitar as opções (exemplo, “Vou viajar para a Espanha ou para a China”). Mas, no sistema booleano, “OU” é a forma de pedir à base de dados que entregue resultados que incluam “x” ou “y”. Assim, no exemplo acima, o uso de “OU” ao invés de “E” irá retornar conteúdo que mencione ambos os CEOs ou apenas um deles.


NÃO (NOT): Quando você insere um “NÃO” em sua string de busca, você está dizendo ao Newsdesk para ignorar aqueles resultados, e pode incluir um ou mais termos de exclusão. Seguindo em nosso exemplo, você pode querer conteúdos que mencionem o seu CEO mas que não mencionem o outro (veja exemplos no diagrama de Venn C).


ASPAS (“”): Essa opção é bem direta. Quando você insere aspas em duas ou mais palavras, você informa à base de dados que retorne apenas os resultados que incluam as palavras juntas, exatamente como estão escritas. Então, se você estivesse procurando um CEO chamado John Jones, a colocação de aspas no nome, “John Jones” só vai retornar resultados que apresentem o nome e o sobrenome juntos, e não resultados que contenham apenas John ou apenas Jones separadamente.

PARÊNTESES (): Pense nos parênteses como uma maneira de agrupar informações semelhantes. Para sequencias de pesquisas mais detalhadas, você precisará deles para auxiliar o banco de dados a entender exatamente o que você quer receber como resultado. Por exemplo, suponha que você preparou uma pesquisa booleana dessa forma:

CEO E CEO 2 OU CEO 3

Neste caso, a essa string pode ser interpretada de duas maneiras diferentes. Primeiro, pode significar que você quer os conteúdos que mencionem o CEO 1 e o CEO 2 ou CEO 3. Também poderia significar que você quer os resultados que incluem ambos CEO 1 e o CEO 2 ou CEO 1 e o CEO 3.

  • Se você quiser a primeira opção, você deve escrever a sua busca desse jeito: CEO 1 E (CEO 2 OU CEO 3).
  • Se você quiser a segunda interpretação, precisará escrever dessa forma: CEO 1 E (CEO 2 OU CEO 3).

Como pode ver, não há necessidade de temer a pesquisa booleana. Uma vez dominados esses cinco fundamentos, você conseguirá extrair resultados mais profundos para suas pesquisas, eliminando cada vez mais o ruído. Utilizamos esse sistema de busca no Nexis Newsdesk, pois quando se trata de inteligência de mídia, Boolean não é um inimigo, mas um amigo - e um confiável.

Entrar em contato

Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193