Use esse botão para alterar entre dark mode e light mode

Cinco previsões sobre o futuro da inteligência de mídia

À medida que o cenário da mídia e os insights que ela produz continuam a evoluir, o mesmo acontece com as oportunidades de refinar a forma como a inteligência de mídia é obtida e aplicada. É por isso que estamos atentos ao que o futuro reserva para a inteligência de mídia. Aqui estão cinco tendências que nossos especialistas preveem que moldarão o futuro. 

Uso de dados alternativos 

Quando se trata de relatar o sucesso, muitos profissionais de RP e comunicações se concentram em saber se maximizaram a cobertura da mídia, o alcance ou o tamanho do público, o envolvimento ou o sentimento/tom de voz. Outros aspectos de dados podem incluir a cobertura da mídia ao longo do tempo, o compartilhamento de voz, as principais mensagens comunicadas e os principais veículos de mídia e influenciadores. E não podemos nos esquecer da análise de mídia social, como hashtags de tendência e envolvimento do público. 

Todas essas métricas podem ajudar sua equipe a identificar problemas e tendências de forma proativa, comparar sua marca, organização ou campanha com a concorrência e medir o sucesso. Mas para dominar a inteligência de mídia, a equipe de Pesquisa e Análise de Inteligência de Mídia da Nexis® Solutions sugere o uso de termos de pesquisa adicionais ou imprevistos ou a aplicação de métricas avançadas, como localização ou escalas de sentimento de vários pontos, para criar um quadro mais detalhado da sua atividade de mídia. Outra abordagem é fornecer correlações estatísticas que vinculem as métricas de desempenho da mídia aos resultados comerciais ao longo do tempo - pense nos KPIs, ROIs, metas, vendas e/ou expectativas de desempenho da empresa. 

Inteligência artificial 

A IA está remodelando o mundo - e a IA generativa está desempenhando um papel maior do que nunca na criação de mídia social em todos os setores. Graças ao grande investimento, à rápida adoção e à expansão quase constante, o mercado global de IA está agora avaliado em mais de US$ 136 bilhões. Além disso, um estudo recente mostra que os profissionais de marketing acreditam que, no próximo ano, o uso da IA entre os consumidores será generalizado. Isso apresenta uma série de desafios e oportunidades em potencial para sua marca, organização ou campanha: 

  • O monitoramento de mídia e a interação com as redes sociais ficarão mais fáceis e otimizados. As ferramentas se tornarão mais precisas e poderão determinar exatamente o que você está tentando descobrir e aprender, enquanto a análise preditiva e o processamento de linguagem natural ajudarão a guiá-lo até lá.
  • Já existe software de detecção de plágio, assim como ferramentas baseadas em IA para ajudar os redatores a evitá-lo. Essas ferramentas se tornarão ainda mais essenciais à medida que os profissionais de comunicação recorrerem a ferramentas de IA generativas para produzir e aperfeiçoar seus textos e conteúdos.
  • O aumento da IA generativa também levanta questões sobre a conformidade com direitos autorais e marcas registradas, identificação e citação de fontes e privacidade de dados que vão além do alcance das proteções existentes. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa da empresa de segurança de navegadores LayerX, 15% dos funcionários colaram dados em ferramentas de IA generativa; 43% de todas essas entradas incluíam dados comerciais internos confidenciais que não deveriam ser expostos. E dos grupos que usam IA generativa extensivamente, quase 24% dos usuários eram de marketing e vendas.
  • Dado o fácil acesso do público a ferramentas para criar, distribuir e/ou reproduzir seu próprio conteúdo, a IA representa um desafio significativo para identificar e interromper a desinformação e as falsificações profundas que podem afetar a reputação da sua marca e seus resultados financeiros. 

Chegou a hora das equipes de comunicação começarem a considerar como monitorar o conteúdo criado por IA; que novas perguntas devem ser feitas sobre como identificar, analisar e quantificar esse conteúdo; e como o conteúdo GAI pode afetar seus esforços de comunicação. Por exemplo, entender como seus defensores e fãs estão usando GAI para criar seu próprio conteúdo original pode ajudar no envolvimento do consumidor, nas interações com o cliente, na sua próxima campanha de Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC), nas promoções e até mesmo nas vendas. 

Escuta social 

Estima-se que 4,9 bilhões de pessoas - cerca de metade da população mundial - usam rede social em todo o mundo. E elas não estão limitando sua atividade a uma única plataforma. A Forbes informa que o usuário médio mantém uma atividade digital em seis ou sete plataformas. Portanto, prevemos uma integração ainda maior das ferramentas de escuta social com os esforços de monitoramento de mídia, para ajudar as marcas e organizações a verificar como as principais mensagens estão repercutindo, bem como quais táticas individuais estão causando o maior impacto. 

Também prevemos uma mudança da simples quantificação de resultados - algo que a IA é extremamente eficiente em fornecer - para a qualificação de resultados e o aproveitamento deles para adicionar comentários detalhados e contexto a tendências mais amplas, percepções do setor e esforços de pesquisa de mercado. 

Democratização de dados 

Estamos em uma época em que a transparência é fundamental. Ela gera confiança. Há uma oportunidade real para a inteligência de mídia capacitar a colaboração entre os departamentos, tornando os dados, as percepções e os planos de ação acessíveis e utilizáveis por todos na sua empresa. 

Na verdade, é provável que outros departamentos já estejam recorrendo ao tipo de dados de monitoramento de mídia que as equipes de RP e comunicação já fornecem. À medida que a visualização de dados e as ferramentas de painel se tornam ainda mais públicas e prolíficas, prevemos que mesmo aqueles que não conhecem os mecanismos de sua estratégia de comunicação poderão ter uma noção rápida do cenário de mídia do cliente, do concorrente e do setor, mesmo sem o benefício do conhecimento especializado que sua equipe oferece. 

Por exemplo, em seu relatório de benchmarking State of Competitive Intelligence 2023, o Consórcio Estratégico de Profissionais de Inteligência informou que 88% das partes interessadas nos negócios querem atualizações regulares sobre seus cenários competitivos. Se você não está produzindo essas avaliações, quem está? Que dados eles estão usando? Como esses dados afetam a tomada de decisões? E como as estratégias deles podem convergir com as suas para obter um panorama mais amplo? 

A democratização dos dados será o primeiro passo para a criação de uma forte cultura de inteligência de mídia. Isso exigirá a criação de um processo robusto de análise de dados que seja regularmente refinado e incorpore novas tendências, tecnologias ou oportunidades à medida que elas surgirem. Além disso, você precisará de adesão; todos, de cima para baixo, devem estar de acordo com a forma como a inteligência de mídia é obtida, por que ela é importante e, principalmente, como sua marca, campanha ou organização a utilizará. 

O metaverso 

Os ambientes virtuais já estão aqui e estão crescendo rapidamente. Como resultado, o metaverso está repleto de possibilidades para estabelecer conexões sociais e econômicas virtuais como extensões do mundo real. 

Manter-se informado sobre como sua marca, organização ou campanha é representada no metaverso ajudará a identificar a influência que o conteúdo gerado por computador tem, ou poderia ter, sobre a percepção e a reputação. Isso também permitirá que você desenvolva uma compreensão de quando sua marca, organização ou campanha poderá entrar nessas novas fronteiras, como sua marca interagirá com os usuários que habitam as realidades virtual e aumentada, quando seus concorrentes farão o mesmo e o que tudo isso significa para o seu setor. 

Algumas marcas já estão usando o metaverso para atingir novos públicos-alvo, e muitas outras estão se preparando para entrar nesse espaço. Por exemplo, empresas de varejo já criaram lojas e eventos de compras virtuais. Há até mesmo uma igreja desenvolvendo uma experiência híbrida de URL-IRL baseada no metaverso. Mas, como em tudo que é novo, também há alguns riscos a serem considerados. Entender, por exemplo, como as informações falsas estão afetando a existência da sua marca no metaverso é uma parte do quebra-cabeça da inteligência de mídia. 

Inteligência de mídia significa adicionar um contexto importante ao cenário de mídia de uma marca, organização ou campanha e, em seguida, obter insights poderosos e acionáveis que orientarão a estratégia de comunicação futura. Ao acompanhar essas tendências, esperamos que os profissionais de relações públicas e comunicação estejam ainda mais bem posicionados para fornecer inteligência de mídia significativa.

Entrar em contato

Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193